Bem-Vindo !

Bem-vindo à página da Paroquia de Nossa Senhora de Fátima em Kingston, Ontário, Canada.                                 
Ela, pretende ser um elo de ligação – união  e sobretudo  um ponto de encontro de todos aqueles e aquelas que pertencem à nossa comunidade ou por aqui passarem.

Deseja ser, também e em primeiro lugar,  uma homenagem aos 311 irmãos , registados nos nossos livros e que nestes 32 anos de existencia, partiram para o Pai; Não esquecendo todos os outros que pelos mais diversos motivos escolheram outros caminhos, mas que ao longo destes anos se cruzaram connosco. A todos o nosso muito obrigado e aos que nos visitarem ou connosco, em algo de mais profundo se identificarem, sede bem-vindos. Obrigado pela vossa visita!

 

 

História da nossa Igreja e Salão:

De 1975 a 1978, a Comissão da Comunidade, organizou muitas festas, usando Escolas: St. Patrick School, St. Mary,s Cathedral, Cook Youth centre na Montreal Street etc. com a finalidade de angariação de fundo, já com o sonho da construção de uma Igreja.

Em 1977  sondou-se a possibilidade da compra do terreno para a implantação da Igreja.

O Ano de 1979 houve uma Assembleia com a presença do Sr. Arcebispo J.L. Wilhelm, na qual se esclareceu  a relação com a archdiocese na qual  o Sr Arcebispo  decidiu doar 50.000 dollares  para a construção da Igreja e emprestar 150.000.

Em 16 de Setembro de 1979 fez-se a escritura das parcelas de terreno, onde  viria a ser implantada a futura Igreja.

Por decreto do Sr. Arcebispo J.L. Wilhelm de Kingston, foi criada oficialmente , no dia 16 de Novembro de 1979, a nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima a ser construida e orientada pelos portugueses da Archdiocese de Kingston, com limites territoriais, obrigações, direitos e privilégios próprios de qualquer Paróquia Católica oficial no Canada, sendo nomeado o Padre António Pires para seu primeiro Pastor.

A Igreja foi inaugurada no dia 25 de Maio de 1980; sendo Ela própria, o testemunho de tanto sacrificio e esforço, de uma comunidade que não se cansou de doar trabalho, tempo e dinheiro para que o sonho da construção desta Igreja, fosse possivel.

A festa de Nossa Senhora de Fátima, nossa pradroeira, tem sido sempre no fim de semana mais próximo da data de 13 de Maio; Deus queira que assim continue.

A coroa do Divino Espirito Santo foi benta no dia 24 de Maio de 1981. Desde essa data até hoje, todos os anos, temos tido a generosidade de Familias da Comunidade em assumirem a Presidencia da Comissão do divino Espirito Santo.

A Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres foi benzida no dia 5 de Setembro de 1981 e a primeira  festa  no dia 6 de Setembro de 1981. Onde ficou até aos nossos dias, graças a Deus!

O grupo de Folclor é anterior à construção da nossa Igreja. Desde a sua fundação até hoje, já muita gente deu vida à cultura e gosto de estarmos juntos. Que Deus continue a abençoar e a dar forças a todos para continuarem a conviver e a dar animação às nossas festas e encontros de amizade.

Os Romeiros surgiram nos últimos anos;  Deus nos ajude a intensificar esta espiritualidade e sobretudo a capacidade de fazermos sacrificios em comunhão com o Cristo sofredor, no caminho para a plenitude.

A devoção ao Sagrados Corações de Jesus e Maria está muito adormecida; Não podemos esquecer de que a nossa Paróquia surgiu tendo como alicerce a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Sagrado Coração de Maria.