Boletim

OUR LADY of FATIMA PARISH

 

588 Division Street,Kingston,ON, K7k 4B6

Telefone: 1 315 370 1356 (sacerdote).

www.fatimakingston.com

10.05.2015 - Nossa Senhora de Fatima!

Sb – 7.30 pm = Prociss߅o das velas

††Domingo: 03. 05.2015 :

 

4.30pm – Eucaristia na nossa Igreja: Our Lady Fatima. #

 

Semana: 11 a 17 de Maio de 2015

 

2f – 7pm = Não há Eucaristia!

3f – 7 pm = Eucaristia!

4f - 7 pm = Eucaristia!

5f - 7 pm = Eucaristia! 6f - Adoração 9 am até 12 pm 6f - 7 pm = Eucaristia!

Sábado 16 de Maio de 2015:

Sb - 5.30 pm = Eucaristia!


 

Domingo 17 de Maio de 2015

10 am – Eucaristia! Colecta especial para auxiliar o papa na pastoral!

ANIV. de FALECIMENTO : 11 - 17 de Maio de 2015 :

† 1997 Maciel Freitas;

† 2012 José do Rego Meireles;

† 2013 José de Almeida Cordeiro;

† 2014 Abilio Augusto Cordeiro;

 

rezaremos por eles na Eucaristia das 10 am, no dia 17.05.2015    

ANIV. de FALECIMENTO : 04 - 10 de Maio de 2015 :

† 1997 Eugenio Medeiros;

† 1998 João Cordeiro;

† 1992 António Santos Cabral;

† 2004 Francisco Duarte da Silva;

† 2007 Branerfes Dutra;

† 2013 José Santos Cabral;

 

rezaremos por eles na Eucaristia das 4.30 pm, no dia 10.05.2015 FESTA de Nossa Senhora de Fátima

Os católicos adoram Maria?

A Igreja ensina que a adoração é reservada somente a Deus. Ainda que não adorem Maria, os católicos a honram por ser a Mãe do nosso Senhor Jesus Cristo e uma fiel serva de Deus.

Os católicos distinguem diversos tipos de veneração, um deles específico para Nossa Senhora. O Vaticano II pede que se incentive esta veneração concreta, mas adverte tanto contra o exagero como contra a falta de nobreza de espírito, ao tratar da singular dignidade da Mãe de Deus.


O Concílio Vaticano II afirmou claramente que "criatura alguma jamais poderá ser comparada com o Verbo encarnado e Redentor" (LG 62). Esta afirmação também é válida para a Mãe de Deus: "A Igreja não hesita em confessar esta função subordinada de Maria" (LG 62).

Ainda que o Concílio peça uma veneração apropriada para Maria, que seja incentivada generosamente entre os fiéis, também adverte contra os excessos: "Aos teólogos e pregadores da palavra de Deus, exorta-os instantemente a evitarem com cuidado, tanto um falso exagero como uma demasiada estreiteza na consideração da dignidade singular da Mãe de Deus. Estudando, sob a orientação do magistério, a Sagrada Escritura, os santos Padres e Doutores, 

e as liturgias das Igrejas, expliquem como convém as funções e os privilégios da Santíssima Virgem, os quais dizem todos respeito a Cristo, origem de toda a verdade, santidade e piedade.  Evitem com cuidado, nas palavras e atitudes, tudo o que possa induzir em erro acerca da autêntica doutrina da Igreja os irmãos separados ou quaisquer outros" (LG 67).

Portanto, a Igreja Católica não incentiva a adoração a Maria. Os possíveis excessos entre os fiéis são contrários ao explícito ensinamento da Igreja e não representam a correta prática católica. Muitos protestantes, receosos pelos excessos da devoção mariana, tendem a ignorar totalmente Maria.
A Igreja Católica, por outro lado, dá continuidade à tendência das Sagradas Escrituras no que diz respeito a honrar Nossa Senhora.

Encontramos um exemplo em Lucas 1, 28.30: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (...) Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus".

Outro exemplo em Lucas 1, 41-45: " E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas".
Cheia do Espírito Santo, Isabel honra Maria como bendita entre as mulheres; sente-se honrada por estar na presença de Maria, já que ela é a Mãe do nosso Senhor Jesus. Nem o Anjo nem Isabel parecem pecar ao honrar Maria ou diminuir a adoração devida a Deus. Ao invés disso, ambos os exemplos demonstram que este tratamento é apropriado e não menoscaba o culto devido a Deus.

Estas duas passagens são a base da primeira parte da forma mais comum de devoção mariana: a oração da Ave-Maria. A primeira frase da oração – "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco" – é uma simples e antiga tradução da saudação do Anjo a Nossa Senhora. A seguinte frase – "Bendita sois vós entres as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus" – foi tirada da saudação de Isabel a Maria.

Festa do Divino Espirito Santo

 

29, 30 e 31 de Maio de 2015

No Domingo 31 de Maio de 2015! Eucaristia 11am

CREDO

 

Creio em um só Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra de todas as coisas visíveis e invisíveis.

 

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

 

Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

 

Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.

 

Creio na Igreja, una, santa, católica e apóstolica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir. Amém.       

 

LEITURA I: Actos 10, 25-26.34-35.44-48

 

Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés. Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou um simples homem». Pedro disse-lhe ainda: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável». Ainda Pedro falava, quando o Espírito desceu sobre todos os que estavam a ouvir a palavra. E todos os fiéis convertidos do judaísmo, que tinham vindo com Pedro, ficaram maravilhados ao verem que o Espírito Santo se difundia também sobre os gentios, pois ouviam-nos falar em diversas línguas e glorificar a Deus. Pedro então declarou: «Poderá alguém recusar a água do Baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?». E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então, pediram-Lhe que ficasse alguns dias com eles. Palavra do Senhor.

 

 

 

 

SALMO RESPONSORIAL

 

Diante dos povos manifestou Deus a salvação. 1. Aclamai a Deus, terra inteira,/ cantai a glória do seu nome,/ celebrai os seus louvores,/ dizei a deus: “ maravilhosas são as vossas obras”.. 2. “ A terra inteira Vos adore e celebre,/ entoe hinos ao vosso nome.”/ Vinde contemplar as obras de Deus,/ admirável na sua acção pelos homens.. 3. Mudou o mar em terra firme,/ atravessaram o rio a pé enxuto./ Alegremo-nos n’Ele:/ domina eternamente com o seu poder.

 

 

 

 

LEITURA II 1 Jo 4, 7-10:

 

Leitura da Primeira Epístola de São João Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.Palavra do Senhor.

 

 

 

 

EVANGELHO Jo 15, 9-17:

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros». Palavra da salvação.

 

FIRST READING (Acts 10.25-26, 34-35, 44-48) :

 

A reading from the Acts of the Apostles On Peter’s arrival at Caesarea, Cornelius, a centurion of the Roman cohort, met him, and falling at his feet, worshipped him. But Peter made him get up, saying, “Stand up; I am only a man.” Then Peter began to speak, “I truly understand that God shows no partiality, but in every nation anyone who fears him and does what is right is acceptable to him.” While Peter was still speaking, the Holy Spirit fell upon all who heard the word. The circumcised believers who had come with Peter were astounded that the gift of the Holy Spirit had been poured out even on the Gentiles, for they heard them speaking in tongues and extolling God. Then Peter said, “Can anyone withhold the water for baptizing these people who have received the Holy Spirit just as we have?” So he ordered them to be baptized in the name of Jesus Christ. Then they invited him to stay for several days —The word of the Lord. R. Thanks be to God.

 

 

 

 

RESPONSORIAL PSALM:

 

The Lord has revealed his victory in the sight of the nations 1.O sing to the Lord a new song, for he has done marvellous things. His right hand and his holy arm have brought him victory. R. 2.The Lord has made known his victory; he has revealed his vindication in the sight of the nations. He has remembered his steadfast love and faithfulness to the house of Israel. R.

 

 

 

 

SECOND READING (1 John 4.7-10)

 

A reading from the first letter of John Beloved, let us love one another, because love is from God; everyone who loves is born of God and knows God. Whoever does not love does not know God, for God is love. God’s love was revealed among us in this way: God sent his only-begotten Son into the world so that we might live through him. In this is love, not that we loved God but that he loved us and sent his Son to be the atoning sacrifice for our sins. —The word of the Lord. R. Thanks be to God.


 

 

 

GOSPEL (John 15:9-17)

 

A reading from the holy gospel according to John Jesus said to his disciples: “As the Father has loved me, so I have loved you; abide in my love. If you keep my commandments, you will abide in my love, just as I have kept my Father’s commandments and abide in his love. I have said these things to you so that my joy may be in you, and that your joy may be complete. This is my commandment, that you love one another as I have loved you. No one has greater love than this, to lay down one’s life for one’s friends. “You are my friends if you do what I command you. I do not call you servants any longer, because the servant does not know what the master is doing; but I have called you friends, because I have made known to you everything that I have heard from my Father. You did not choose me but I chose you. And I appointed you to go and bear fruit, fruit that will last, so that the Father will give you whatever you ask him in my name. I am giving you these commands so that you may love one another.” —The gospel of the Lord. R. Praise to you Lord


 

 

APOSTLE'S CREED:

 

I believe in God, the Father almighty, creator of heaven and earth, and in Jesus Christ, his only Son, our Lord, who was conceived by the Holy Spirit, born of the Virgin Mary, suffered under Pontius Pilate, was crucified, died, and was buried. He descended into hell; on the third day he rose again from the dead; He ascended into heaven, and is seated at the right hand of the Father almighty; from there He will come to judge the living and the dead. I believe in the Holy Spirit, the holy catholic Church, the communion of saints, the forgiveness of sins, the resurrection of the body, and life everlasting. Amen.

ANIVERSARIOS DE BATISMO:

@ Nesta Semana; de 11 a 17 de Maio receberam o Batismo na nossa Igreja ( Our lady of Fatima ):

11. Nicole Elizabeth da Silva;

12. Melissa Marie Arruda; Daniel da Silva Marques;

 

Eucaristia Sunday: 10am - 17.05.2015       

 

Leitores do Domingo: (16 e 17 de Maio de 2015 ) : Sb 5.30pm= Gracinda Dom. 10 am = Germana Freitas / Jacinto Amaral

Caro amigo(a)

 

Apelamos à sua generosidade neste momento em que vamos entrar em obras, para que possamos dar a todos o máximo de  condições na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

Clique em baixo para saber mais