OUR LADY of FATIMA PARISH

 

588 Division Street,Kingston,ON, K7k 4B6 Telefone: 1 315 370 1356 ( sacerdote). www.fatimakingston.com

 

++++++++++++++++++++++++++

ANO A- 22 .03.2015 - Amar a vida é perde –la! 

A Colecta do Domingo:

14 e 15 Março 2015: 790,00. __________________________________________________

 

ANIV. de FALECIMENTO : 16 a 22 de Março de 2015 :

† 1983 John Ferreira Tavares

† 1986 Daniel Veloso

† 1987 Basilio T. Matias

† 1988 José Barbosa Pwereira

† 1992 Cristina da Ponte

† 1994 Ezequiel Medeiros

† 1996 João Pedro dos Santos

† 1999 Lidia Silva Alves

† 2010 Artur Valente dos Santos Vaz

† 2011 Eduardo da Silva Amorim

†2014 Artur Bastos dos santos;

 

rezaremos por eles na Eucaristia das 10am, no dia 22 .03.2015                 

Sb – 5.30 pm=Eucaristia seguida do Jantar em honra de S. José

 

††Domingo: 22. 03.2015 :

 

10 am=Eucaristia !

 

# Semana: 23 ª 29 de Março de 2015

2f – 7 pm=Eucaristia

3f – 7pm=Eucaristia

4f - 7pm=Eucaristia e Via Sacra !

5f - 7 pm=/ Não há Eucaristia! Ensaio de canticos

6f - 7 pm=Eucaristia

 

Santissimo Sacramento! 7 pm de sexta –feira até 5.30 pm de sábado, com a presença dos Romeiros! Benção dos lenços , bordões e terços dos Romeiros!

 

Sábado 28 de Março de 2015:

8 am=ROMARIA em KINGSTON!

5.30pm=Benção dos RAMOS e procissão do Santissimo Sacramento!

 

Domingo 29 de Março de 2015 : RAMOS!

10 am – Eucaristia na capela e sem canticos.

6 pm – Eucaristia da benção dos Ramos e Confissões. Presença de vários sacerdotes.

 

ANIV. de FALECIMENTO : 23 a 29 de Março de 2015 :

† 1985 Maria Antonieta

† 1986 Daniel Veloso

† 1988 Maria Cordeiro da Costa

† 1992 Cristina da Ponte

† 1996 António Bento Rodrigues

† 1997 Maria da Estrela Andrade

† 1998 António da Silva Sousa

† 1999 Manuel de Sousa da Silva

† 2001 Nicolino Cabral de Melo

 

rezaremos por eles na Eucaristia das 6 pm, no dia 29 .03.2015 : Confissões!

A imagem de São José dormindo que o Papa Francisco guarda no quarto

“Eu gostaria de dizer- vos também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, e o escrevo em um papelzinho e o coloco por baixo da imagem de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”, afirmou.

 

 

O Papa falou sobre esse hábito durante discurso às famílias, ao citar o santo como modelo de silêncio, abandono em Deus, mas também de ação. São José é citado nos Evangelhos repousando enquanto lhe é revelada a vontade divina em sonho. Para evitar que o amor se perca, o pontífice pediu às famílias que nunca deixem de lado a capacidade de sonhar, e que estejam atentas a três atitudes: repousar no Senhor, levantar-se com Jesus e Maria e ser voz profética. Ele destacou que Deus se manifesta ao homem nos momentos de repouso e que é essencial encontrar tempo para rezar, em meio aos afazeres diários.

 

“Esses momentos preciosos de repouso, de descanso com o Senhor na oração são momentos que gostaríamos, talvez, de prolongar. Mas, como São José, quando ouvimos a voz de Deus devemos despertar, levantar e agir”, disse

 

A imagem de São José dormindo foi um dos poucos itens que o Papa pediu para trazerem-lhe de Buenos Aires, segundo matéria publicada no Vatican Insider. O hábito de confiar ao santo suas preces soma-se a outros sinais da devoção. A paróquia do bairro Flores, na capital argentina, onde Francisco aos 17 anos confessou-se e percebeu pela primeira vez que Deus o chamava ao sacerdócio, é dedicada ao santo. A missa de início do pontificado foi providencialmente celebrada em data especial para os devotos do patrono da Igreja: 19 de março, memória litúrgica de São José. 

Mensagem do papa para a Quaresma 2015:

 

Depois de nos dar uma reflexão para a Quaresma :

 

Globalização da indiferença.

 

Diz: “Quando o povo de Deus se converte ao seu amor, encontra resposta para as questões que a história continuamente nos coloca. E um dos desafios mais urgentes, sobre o qual me quero deter nesta Mensagem, é o da globalização da indiferença”.

  “Quando a Igreja terrena reza, instaura-se reciprocamente uma comunhão de serviços e bens que chega até à presença de Deus. Juntamente com os Santos, que encontraram a sua plenitude em Deus, fazemos parte daquela comunhão onde a indiferença é vencida pelo amor. A Igreja do Céu não é triunfante, porque deixou para trás as tribulações do mundo e usufrui sozinha do gozo eterno; antes pelo contrário, pois aos Santos é concedido já contemplar e rejubilar com o fato de terem vencido definitivamente a indiferença, a dureza de coração e o ódio, graças à morte e ressurreição de Jesus”. Papa Francisco

 

“Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro”.  Papa Francisco

CREDO

 

Creio em um só Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra de todas as coisas visíveis e invisíveis.

 

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

 

Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

 

Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.

 

Creio na Igreja, una, santa, católica e apóstolica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir. Amém.

Sexta-feira dia 27 . 7pm : Eucariatia com a benção dos lenços, bordão e terço dos Romeiros . Iniciaremos a Adoração do Santissimo Sacramento : 24 horas.

Romaria em Kingston

 

8 am -Our Lady of Fatima Church .

8.45am -St. François d’Assise

9, 50am - St. Joseph Catedral St. Mary’s James Chapel Parish Centre, We will arrive at St. Mary’s Catedral on Johnson Street at about 10,45 am. We will visit St James Chapel about 11,30am. Between noon and 12,30 pm , we will take a coffee / lunch break at St. Mary’s Centre.

12.45 pm - Providence Manor,

1.20pm - St. John Apostle

1.45 – 3.30pm - Holy Family

4.15pm - St. Mary’s Cementery,

5 pm -Our Lady of Fatima, We should arrive at Our Lady of Fatima Church at 5 pm for the 5,30pm mass.   

 

Sábado 28 .03.2015 – 5.3 pm: - terminaremos com a procissão do Santissimo Sacramento dentro da Igreja com os nossos Irmãos Romeiros.

Domingo dia de RAMOS

 

Dia 29 de Março de 2015 – 6pm

 

Eucaristia com a Benção dos Ramos e Sacramento da penitencia, na nossa Igreja, com a presença de vários Sacerdotes.

 

O que é o sacramento da Penitência?

 

O sacramento da Penitência, ou Reconciliação, ou Confissão, é o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para apagar os pecados cometidos depois do Batismo. É, por conseguinte, o sacramento de nossa cura espiritual, chamado também sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente nosso retorno aos braços do pai depois de que nos afastamos com o pecado

 

 

Agenda Semana santa 2015  

 

27. Março - 7pm: inicio de 24 horas de Adoração ao Santissimo Sacramento ; termina com procissão dentro da Igreja com os Romeiros sábado 28 – 5.30pm. 

 

28. Março - ROMARIA em KINGSTON.

 

29.Março : RAMOS 10am – Eucaristia sem canticos!                   6 pm - Benção dos Ramos e Confissões

 

31 de Março – 7.30 pm - benção dos Santos Oleos na Catedral; renovação das Promessas Sacerdotais.

 

02. Abril - 7pm Lava-pés ( como nos anos anteriores dois homens representantes de cada Comissão)

 

03.Abril – 3pm Paixão ( Amigos do Senhor Santo Cristo)

 

04.Abril – 10pm-noite – Ressurreição, benção do Lume Novo exterior da Igreja, àgua baptismal. Com os irmãos da quinta –feira Santa .

 

05.Abril – Páscoa

10am – benção das coroas do Divino Espirito Santo, com a àgua baptismal.

 

Visita PASCAL

Fazer inscrições por favor , formula no fundo da Igreja ou na página: www.fatimakingston.com Responsável Sr. Domingos Macedo!

LEITURA I – Jer 31,31-34 _ Leitura do Livro de Jeremias     

Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. Não será como a aliança que firmei com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto, aliança que eles violaram, embora Eu exercesse o meu domínio sobre eles, diz o Senhor. Esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel, naqueles dias, diz o senhor: Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Não terão já de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: «Aprendei a conhecer o Senhor». Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas. Palavra do Senhor

 

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 50 (51)

Dai-me, Senhor, um coração puro. 1.Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, / pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados. /Lavai-me de toda a iniquidade /e purificai-me de todas as faltas. 2.Criai em mim, ó Deus, um coração puro /e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. /Não queirais repelir-me da vossa presença /e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. 3.Dai-me de novo a alegria da vossa salvação /e sustentai-me com espírito generoso. /Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos /e os transviados hão-de voltar para Vós.

 

LEITURA II – Heb 5,7-9 - Leitura da Epístola aos Hebreus

Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que O podia livrar da morte e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento e, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se para todos os que Lhe obedecem causa de salvação eterna. Palavra do Senhor

 

EVANGELHO – Jo 12,20-33 - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Naquele tempo, alguns gregos que tinha vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com

Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Palavra da Salvação

 

ANIVERSARIOS DE BATISMO: @ Nesta Semana; de 23 a 29 de Março receberam o Batismo na nossa Igreja ( Our lady of Fatima ): 23. Dominic Alexandre Ameida; 24. Phillip Joseph Faria; Lucas Bradeu Silva Almeida; 25. Filipe Manuel Lopes Pestana Rodrigues; 28. Thomas José Medeiros; 28. Andrew Phillip Silva Almeida; 29. Andrew Phillip da Silva Vidinha; 29. Jessica Viveiros Correia; Silva; Eucaristia Sunday: 10 am - 29 .03.2015

 

Leitores do próxima Semana : 28 e 29 de Março de 2015 Sb:5.30pm – Gracinda ; Dom: 10 am – Sem canticos 6 pm- Saulina / Germana – benção dos Ramos e Confissões.

Sexta- Feira: 27.03.2015 – 7 pm até sábado depois da Eucaristia à 5.30 pm Adoração do Santissimo Sacramento!

 

FIRST READING (Jeremiah 31:31-34)

A reading from the book of the prophet Jeremiah The days are surely coming, says the Lord, when I will make a new covenant with the house of Israel and the house of Judah. It will not be like the covenant that I made with their fathers when I took them by the hand to bring them out of the land of Egypt—a covenant that they broke, though I was their husband, says the Lord. But this is the covenant that I will make with the house of Israel after those days, says the Lord: I will put my law within them, and I will write it on their hearts; and I will be their God, and they shall be my people. No longer shall they teach one another, or say to each other, “Know the Lord,” for they shall all know me, from the least of them to the greatest, says the Lord; for I will forgive their iniquity, and remember their sin no more. —The word of the Lord. R. Thanks be to God.

 

RESPONSORIAL PSALM:

Create in me a clean heart, O God.

1. Have mercy on me, O God, /according to your steadfast love; /according to your abundant mercy /blot out my transgressions. / Wash me thoroughly from my iniquity, and cleanse me from my sin. R.

2.Create in me a clean heart, O God,/ and put a new and right spirit within me. /Do not cast me away from your presence, and do not take your holy spirit from me. R.

3.Restore to me the joy of your salvation, /and sustain in me a willing spirit. /Then I will teach transgressors your ways, and sinners will return to you. R.

 

SECOND READING (Hebrews 5:7-9):

A reading from the letter to the Hebrews In the days of his flesh, Jesus offered up prayers and supplications, with loud cries and tears, to the one who was able to save him from death, and he was heard because of his reverent submission. Although he was a Son, he learned obedience through what he suffered; and having been made perfect, he became the source of eternal salvation for all who obey him, —The word of the Lord. R. Thanks be to God. 

GOSPEL (John 12:20-30):

A reading from the holy gospel according to John Among those who went up to worship at the festival were some Greeks. They came to Philip, who was from Bethsaida in Galilee, and said to him, “Sir, we wish to see Jesus.” Philip went and told Andrew; then Andrew and Philip went and told Jesus. Jesus answered them, “The hour has come for the Son of Man to be glorified. Very truly, I tell you, unless a grain of wheat falls into the earth and dies, it remains just a single grain; but if it dies, it bears much fruit. The person who loves their life loses it, and the person who hates their life in this world will keep it for eternal life. “Whoever serves me must follow me, and where I am, there will my servant be also. Whoever serves me, the Father will honour. “Now my soul is troubled. And what should I say—‘Father, save me from this hour’? No, it is for this reason that I have come to this hour. Father, glorify your name.” Then a voice came from heaven, “I have glorified it, and I will glorify it again.” The crowd standing there heard it and said that it was thunder. Others said, “An angel has spoken to him.” Jesus answered, “This voice has come for your sake, not for mine. Now is the judgment of this world; now the ruler of this world will be driven out. And I, when I am lifted up from the earth, will draw all people to myself.” Jesus said this to indicate the kind of death he was to die.The Gospel of the Lord. / R. Praise to you Lord Jesus Christ.

 

APOSTLE'S CREED:

I believe in God, the Father almighty, creator of heaven and earth, and in Jesus Christ, his only Son, our Lord, who was conceived by the Holy Spirit, born of the Virgin Mary, suffered under Pontius Pilate, was crucified, died, and was buried. He descended into hell; on the third day he rose again from the dead; He ascended into heaven, and is seated at the right hand of the Father almighty; from there He will come to judge the living and the dead. I believe in the Holy Spirit, the holy catholic Church, the communion of saints, the forgiveness of sins, the resurrection of the body, and life everlasting. Amen.

 

O que é adoração ao Santíssimo?

 

A ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO é um tempo dedicado a oração diante do Santíssimo Sacramento. 

 

Precisamente porque Cristo está presente no sacramento da eucaristia e deve ser honrado através da oração. Visitar ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão e de amor, assim como um dever de adoração a Cristo Nosso Senhor.

V DOMINGO DA QUARESMA

 

O episódio narrado aqui no Evangelho de S. João (12,20-33) aconteceu cinco dias antes da Páscoa e insere-se no contexto da entrada de Jesus em Jerusalém, por entre aclamações da multidão que tinha vindo para a festa, depois de na véspera se ter demorado em Betânia, onde jantou em casa de Lázaro e foi ungido por Maria.
No Evangelho de S. João é a última aparição de Jesus em público. Jesus, neste episódio, tinha perfeita consciência da iminência da Sua morte.

 

Alguns pontos de reflexão:

 

1) "Nós queríamos ver Jesus" gritaram alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar, nos dias da festa.
Muitos homens continuam a formular, nos nossos tempos, este desejo. E nós, os crentes cristãos, procuramos mostrar Jesus a quantos gostariam de O conhecer?
Qual o testemunho que damos dEle? Será que O podem descobrir através das nossas vidas?
* Preciso, primeiro, de O conhecer para depois O dar a conhecer. Preciso de contemplar o Seu rosto. Preciso de procurar viver como Ele viveu.
* Preciso de me sentir bem na comunidade dos crentes em que estou inserido e que conhece e aceita a Pessoa de Jesus.
* A Igreja está aberta a todos os homens, de todas as raças, de todas as condições, desde o momento em que se nasce até à partida deste mundo.
A Igreja não pode ser e não é uma elite de privilegiados, não pode ser um ghettto, não pode ser uma capelinha, não pode ser um grupo fechado.

 

2) "Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto", diz o Senhor.
É preciso saber morrer para ressuscitar. Mas morrer por coisas que valha a pena. Há quem se mate por falsos valores.
É preciso saber perder para ganhar. É preciso saber ficar sem a semente para depois colher os frutos. É preciso saber libertar-se, desprender-se, desamarrar-se para poder caminhar.
É preciso saber morrer para tudo aquilo que nos pode afastar do Senhor; morrer para a injustiça, para a mentira, para a ganância, a fim de poder viver para a verdade, para a caridade, para a justiça. 

 

3. Jesus mostrou que o caminho da Ressurreição e da Glória passa pela Cruz.
Antes de subir ao pódio o atleta sua a camisola. Antes de se coroar de louros, cobre-se de suor. Infelizmente há quem procure o êxito mas não queira suportar o preço que ele tem. Há tantos homens e mulheres que procuram o êxito sem qualquer sacrifício ou trabalho. Querem chegar à meta dos seus sonhos sem romperem os seus ténis, de carrinho.

Cristãos há que julgam estar em sintonia com a Igreja, quando pensam alcançar a salvação com apenas umas pequenas rezas feitas no dia da festa do santo padroeiro da terra ou colocando umas velinhas aos pés da imagem de Nª Senhora, ou ainda tendo em casa um pouco de água benta com que se benzem. Não deve ser assim. Não é esta a essência da nossa fé.

O caminho para a Glória e Ressurreição, sendo uma meta ao alcance de todos, exige de cada um o propósito de transfigurar o mundo com os valores do Evangelho, exigindo também a conversão de cada um. Conversão que pede sofrimento - A palavra é de Jesus neste domingo: "se o grão de trigo não morrer, nunca poderá dar fruto". Os cristãos terão de aperceber-se que viver a sua fé não é nada fácil, sofrerão incompreensões e por vezes até um certo martírio. Mas é este sacrifício no ser cristão que gera novas vidas para a prática do Evangelho.
Em pleno terceiro milénio continua a haver muita gente a morrer por Cristo, e o sangue dos mártires, como dizia Tertuliano, é semente de novos cristãos.

 

4. "Quem tem amor à vida perde-a", continua o Senhor no Evangelho de hoje.
A vida é um dom de Deus e tem uma finalidade. É preciso saber usá-la como dom e vivê-la conforme a vontade de Deus.
O grande valor está em fazer da vida um serviço aos outros.
* Quem se ama demasiado a si mesmo; quem vive voltado para o seu egoísmo e para os seus interesses; quem se prende demasiado à vida terrena, sujeita-se a perder a vida eterna na felicidade com Deus.
* Quem se ama demasiado a si próprio não arrisca, não denuncia injustiças, não toma posições que deve tomar mas que, por serem incómodas, podem trazer represálias.
* Quem se ama demasiado e olha só para si é incapaz de sofrer pelos outros e de pôr em risco a própria vida em favor dos outros por amor de Deus.

5. Jesus mostra aos estrangeiros que O queriam ver o que significa ser Seu discípulo: Viver como Ele viveu. E Ele viveu, não guardando a vida para Si mas dando-a aos outros. Amar como Ele amava, sentir como Ele sentia, todos os dias. E ao chegar ao fim de cada dia sabermos que dormiríamos muito mais felizes. Já assim cantava o padre Zézinho.
* Ser discípulo de Cristo é adoptar os Seus critérios, que não são o do mais fácil, o do mais cómodo, o do mais brilhante, mas o de maior serviço a Deus e aos irmãos.
* Para a maioria dos cristãos Jesus veio trazer uma salvação que passa pela cruz.
* Para muitos, a salvação terá sentido somente através da resolução dos problemas sociais: fome, desemprego, salários baixos, acesso ao ensino, falta de condições humanas de vida, etc.
* Para outros, a salvação é só para a alma: "eu penso só na minha alminha e desejo que vá para o céu...". Vive-se desiludido desta vida, mas também na ilusão duma outra que se desconhece.
* A salvação que Jesus veio trazer consiste num projecto de vida nova num mundo novo, libertando assim o homem de toda a escravidão a que ele se encontra amarrado por causa das costas voltadas para o Senhor que o criou, que o acompanha sempre, que não guarda ressentimento porque o Seu perdão é infinito, que está sempre disposto a abrir os Seus braços para o acolher, à semelhança do pai do filho pródigo.

Estamos a preparar a Páscoa. Se queremos passar a uma vida diferente, ressuscitar para uma vida melhor, vejamos para quê e para quem temos de morrer.
Os agricultores, os que trabalham nas vinhas sabem que este ainda é o tempo da poda. Preparar a Páscoa é ver o que há em nós a mais e precisa de ser podado, cortado.                             Dr. Antonio Pires

Caro amigo(a)

 

Apelamos à sua generosidade neste momento em que vamos entrar em obras, para que possamos dar a todos o máximo de  condições na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

Clique em baixo para saber mais